15ª SNCT: Projetos transformam resíduos descartáveis em soluções para o meio ambiente

Aconteceu nesta quarta-feira, 17, o Dia "C" da Ciência: Exposição dos Projetos "Leva Ciência", que integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Os trabalhos desenvolvidos por alunos e acadêmicos de instituições de ensino público e particular apresentaram diversos projetos envolvendo a reutilização de produtos que virariam lixo. A apresentação ocorreu no hall da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá.

Durante a exposição, os visitantes puderam observar trabalhos como o reaproveitamento do caroço do açaí, que é transformado em biovaso e, a transformação de resíduos, como aparadas de lápis e cascas de frutas em adubo orgânico para plantações de hortaliças.

Um dos espaços mais visitados na exposição foi o da acadêmica de Engenharia Ambiental da Ueap, Aira Beatriz, que trabalha com o reaproveitamento de resíduos (caroços de açaí) transformando o produto em vasos ecológicos. O projeto já foi apresentado em diversos estado do Brasil e até mesmo em países da América Latrina e Central, além da Europa.

“A ideia do projeto é dar uma destinação adequada ao produto que, em sua grande maioria, é jogado no lixo em toda a região Norte. E para a nossa satisfação, o trabalho vem sendo reconhecido em todas as exposições fora do Brasil, onde apresentamos e fomos premiados no México, na Sérvia e no Chile. Após, todo esse reconhecimento vamos apresentar o projeto na Mostratec, no Rio Grande do Sul”, explanou Aira Beatriz. 

A professora Valda Barros, coordenadora de Projetos Científicos na Escola Estadual Santa Maria, destacou a importância da ciência nas instituições de ensino. “É importantíssimo ter a iniciação cientifica em todas as escolas e faculdades. Temos que lutar para implantar ciência e tecnologia na educação infantil e, até mesmo, no ensino médio. Pois, assim, oportunizamos muitos jovens a desenvolverem diversos projetos que trarão benefícios à sociedade. Mas, precisamos trabalhar mais para conseguirmos atingir esse ideal”, avalou.       

Na exposição, também foi possível observar outros projetos que utilizam resíduo de papel com aplicação designer de produtos e a bucha vegetal como alternativa sustentável na produção de mudas de plantas.

15ª SNCT

A programação faz parte da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que traz como tema em 2018, “Ciência para a Redução das Desigualdades”. O evento é realizado pelo Estado do Amapá em parceria com instituições de ensino e pesquisa de 16 a 21 de outubro. A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) que busca dar destaque à produção científica no Brasil, envolvendo instituições públicas e particulares de ensino e pesquisa de todo o país, com temáticas diferentes a cada edição.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP
(96) 3131-2637
cotec@prodap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International