LANÇAMENTO DA CHAMADA PÚBLICA PARA APOIO À SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA...

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações dá início às atividades relacionadas à 16ª edição da Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT) com o lançamento, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, da Chamada Pública para apoio a projetos da SNCT. Publicada no Diário Oficial da União em 8/7/2019, a Chamada CNPq/MCTIC nº 09/2019 tem valor total de R$ 5 milhões com recursos oriundos do orçamento do MCTIC.

A Chamada conta com duas linhas de apoio: Linha A – projetos estaduais: valor de R$ 100.000,00 e número mínimo de municípios atendidos; e Linha B – projetos intermunicipais: valor de R$ 20.000,00 e mínimo de 02 municípios abrangidos.

Em 2018, foram apoiados 198 projetos em todas as Unidades da Federação. O principal resultado da Chamada de 2018 foi o alcance de 1.506 municípios brasileiros, onde 1.594 instituições desenvolveram mais de 94 mil atividades.

Em 2019, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia traz o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável". São 15 anos de Popularização da Ciência, com apoio a Olimpíadas, Feiras e Mostras Científicas, Museus e Espaços de Divulgação, ações que fortalecem a realização da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, no DF e em todos os Estados brasileiros. O público prioritário são os alunos da educação básica (ensino fundamental e ensino médio), do ensino
profissionalizante/técnico, do ensino superior, da rede pública ou particular de ensino, com suas escolas e instituições.

O prazo limite para submissão de propostas é até 22 de agosto, por meio de Formulário de Propostas Eletrônico no Diretório de Instituições do CNPq, exclusivamente via Internet, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca desta Chamada podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Alguns números da SNCT:

De 2010 para 2011, houve crescimento de 64,7% em número de municípios atingidos,

De 2014 para 2015 foi alcançada a marca histórica de 1.000 municípios atingidos em uma única edição

De 2016 para 2017 foram alcançados quase ¼ dos municípios brasileiros ou cerca de 25% da totalidade deles

Em 2018, participaram da SNCT 1.506 municípios.

A equipe responsável pela SNCT é a Coordenação Geral de Popularização da Ciência, da Assessoria Especial de Assuntos Institucionais, que busca a ampliação da participação da sociedade e o aprimoramento constante da Política de Popularização e Divulgação da Ciência do MCTIC.

O texto da Chamada está disponível no site do CNPq: http://cnpq.br.

PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
Rua São José, S/N - Cep: 68900-110, Macapá - AP